Folclore brasileiro e dos "hermanos" em São Paulo

Vou começar este post dizendo que adooooro folclore brasileiro e acho lindas as cores do artesanato dos nossos "hermanos" da América Latina. Por isso, vim dar a dica de um lugar em São Paulo que vale uma visita, mesmo que rápida: o Memorial da América Latina, na Barra Funda.

Eu já estive lá a trabalho, mas muito rápido, e foi isso que me fez ficar com vontade de dar um passeio lá com mais calma. Já sabia que havia obras com o colorido que tanto gosto.

O Memorial foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, e é composto de vários prédios com aquelas linhas arredondadas típicas dele. 

O legal de lá é o Pavilhão da Criatividade, onde há uma exposição com artesanato do folclore brasileiro e outras peças típicas de países como México, Guatemala, Equador, Peru, Bolívia e Peru. Essas peças estão sempre lá, no acervo permanente e podem ser vistas em uns 40 minutos. Além disso, rolam umas exposições temporárias de tempos em tempos (mas nós só vimos a parte permanente).

Logo no início, já adorei as peças do Brasil: Bumba Meu Boi, muitos objetos de cerâmica, madeira, coisas que lembram o universo "sertanejo", que me fazem morrer de saudades da Bahia...


Mega cocar de índio brasileiro

Bonecos de Fortaleza

Adoooro Bumba Meu Boi. Me lembra a minha cidade natal, na Bahia

Bumba Meu Boi


A arte de Recife
 Tem também um mapa da América Latina que fica debaixo do piso de vidro e traz miniaturas de atrações típicas de cada lugar: bonequinho dançando tango na Argentina, o Maracanã no Rio, esquiadores nas Cordilheiras dos Andes, praias mexicanas... Pena que não consegui tirar fotos legais dessa parte.



Maridão "pisando" no Rio de Janeiro, no mapa de miniatura da América Latina

Como estamos perto do Dia de Finados, eles montaram uma parte mostrando como esse feriado é celebrado de forma diferente no México. Lá, eles comemoram, fazem festa com caveirinhas e cozinham as comidas preferidas dos mortos, para lembrar deles de forma alegre.


Boneca-defunta mexicana


Tem também vasos lindíssimos, roupas típicas megacoloridas, bonequinhos de cerâmica, instrumentos musicais diferentes....


Bonequinho estranho esse, hein? rsrsrsr

Roupitchas mega coloridas

Isso aí é um instrumento musical dos índios!

Arte-móvel, numa espécie de caixa para ser transportada


Depois de conhecer o Pavilhão da Criatividade, fomos tirar foto na tradicional "mão" do Memorial da América Latina e também do visual das curvas do Oscar Niemeyer.


A mão do Memorial

Como eu adoro verde, tirei a foto do único lugar com plantas + prédios do Niemeyer

Ah, para quem curte, de tempos em tempos também rolam no Memorial umas festas típicas de países da América Latina, com música e dança. A programação tá no site deles.


Memorial da América Latina:
http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/index.jsp
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda - São Paulo SP (do lado da estação Barra Funda do metrô)
Telefone: 11 3823.4600
Horário de funcionamento: Galeria Marta Traba, Salão de Atos Tiradentes e Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro: das 9h às 18h, de terça a domingo. Biblioteca: de segunda a sexta, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 15h
Estacionamento: R$ 5 a primeira hora, dentro do memorial e R$ 1 cada hora adicional.
OBS: Do lado do Pavilhão da Criatividade (que fica perto do portão de entrada 8) tem um restaurante comida a quilo.