Relato de Viagem: O que fazer em Brasília – Um roteiro pela cidade (com mapa)

Congresso Nacional e Palácio do Itamaraty
O que fazer em Brasília: um roteiro básico. Na imagem Congresso Nacional e Palácio do Itamaraty. Foto: GC/Blog Vambora!
Depois dessa série de posts sobre a nossa capital aqui no Vambora, chegou a hora de juntar todas as informações num post final, com um roteiro de viagem básico mostrando o que fazer em Brasília.
Planejando minha viagem para a cidade senti falta de um lugar com todas as informações, dicas e opções do que fazer por lá, ainda mais para quem tem poucos dias para aproveitar. Como a cidade é grande e os horários de visitas das atrações bem variados, é bom se organizar antes de ir.

Visualizar O que fazer em Brasília – Roteiro Básico em um mapa maior
Por isso, segue abaixo um roteiro básico de 3 dias (ou um final de semana) com sugestões de passeios e programas para conhecer um pouco mais a nossa capital. Vá acompanhando as dicas abaixo, todas indicadas nesse mapa de Brasília (em azul estão as atrações, vermelho restaurantes, amarelo pontos de referência e rosa hotéis)Vambora!

DIA 1

Procure se hospedar no setor hoteleiro Norte ou Sul, com localização central na cidade para conseguir aproveitar melhor os passeios num curto espaço de tempo. Ainda que seja bom, não é necessário alugar um carro para se deslocar: há diversos ônibus que transitam pelo eixo monumental (o mais turístico) e há taxis em abundância. Para sair do aeroporto e ir ao seu hotel, opte pelos ônibus executivos que fazem esse trajeto por R$ 8Veja mais aqui:http://bit.ly/11zIW1Y
Memorial JK
O lindo Memorial JK, aberto para visitação. Foto: GC/Blog Vambora!
Nesse primeiro dia opte por passeios próximos aos seu hotel. Ficando no setor hoteleiro Norte ou Sul, dá para visitar o lindo Santuário Dom Bosco, depois pegar um ônibus ou taxi para conhecer oMemorial JK e ver o final de tarde na Torre da Televisão que tem uma simpática feirinha do seu lado. O Estádio Nacional de Brasília, fica perto de lá também. Outra opção é pegar o último horário do ônibus Brasília City Tour, às 17h, e ver os principais monumentos e atrações da cidade iluminados no começo da noite.
Restaurante Aquavit
Ambiente do Aquavit: o melhor restaurante da cidade. Foto: Divulgação
Para comer, dá para encontrar bons restaurantes em Brasília na região do setores hoteleiros Norte e Sul, como o Coco Bambu, Dom Francisco e a churrascaria Fogo de Chão. Quer algo mais diferenciado e de alto nível? Faça uma reserva para jantar no restaurante Aquavit, do chef Simon Lau, o melhor da cidade. Além do cardápio único e contemporâneo, a vista do local é lindíssima.

Dia 2

Catedral Metropolitana de Brasília
A Catedral Metropolitana de Brasília. Foto: GC/Blog Vambora!
Dia de ver os clássicos da cidade. Pegue um ônibus ou taxi e desça em frente a Biblioteca e Museu Nacional, com entrada gratuita e exposições sempre interessantes (ambos feitos por Oscar Niemeyer). Depois da visita, siga a pé para linda Catedral Metropolitana. Ainda na parte da manhã dá tempo de fazer uma visita guiada ao Congresso Nacional (todos os dias, das 9h30 às 17h. Veja mais aqui: http://bit.ly/16yOCxN).
Museu Nacional de Brasília
Interior do Museu Nacional com as curvas de Oscar Niemeyer. Foto: GC/Blog Vambora!
Almoçar na região num primeiro momento pode não ser fácil, já que basicamente lá não é uma área comercial com serviços. Uma opção é comer num dos restaurantes dentro dos próprios edifícios do governoO do Itamaraty é um dos mais concorridos pelo bom preço e qualidade da comida. Uma refeição simples mas boa, no meu caso acabou custando apenas R$ 4,00, com bebida! Está bom para você? ;-) Dica: O restaurante por quilo fica logo atrás do edifício principal do Itamaraty mas só abre para não funcionários a partir da 13h30.
Restaurante em Brasília
Refeição boa e barata no complexo do Itamaraty. Foto: GC/Blog Vambora!
A tarde, aproveite que está lá do lado e faça a visita guiada pelo Palácio do Itamaraty. A mesma acontece de segunda a sexta das 14h às 16h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 15h (veja mais aqui). Continue a pé e visite a Praça dos Três Poderes (visitando se estiver aberto o espaço do Panteão da Pátria, com obras de Athos Bulcão entre outros artistas importantes para a cidade).
Superior Tribunal Federal
Superior Tribunal Federal. Foto: GC/Blog Vambora!
Siga a pé e conheça os edifícios (apenas o exterior, pois não há visitas guiadas) do Superior Tribunal FederalPalácio do Planalto (há uma troca da guarda que ocorre a cada 2h, a primeira às 8h e a última às 18h), Palácio da Justiça e termine o dia com o entardecer no eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios.
Mangai Brasília
Restaurante Mangai em Brasília: comida regional de primeira e vista para a Ponte JK. Fotos: Divulgação e GC/Blog Vambora!
Para jantar, o restaurante Mangai é uma ótima opção na cidade. O restaurante de comida regional nordestina tem mais de 110 pratos no seu bufê e um bom custo x benefício e sabores únicos. Gigante, tem vista privilegiada para a Ponte JK.

Dia 3

Aproveite o dia para relaxar como os brasilienses fazem e vá até o Pontão do Lago Sul. Além de super agradável para caminhar e com atividades na água, de lá se tem uma bela visão da Ponte JK, uma das atrações de Brasília, fora do eixo Monumental. Almoce por lá (veja aqui sugestões).
Palácio da Alvorada
Palácio da Alvorada: aberto para visitação apenas nas quarta feira. Foto: jmarconi, Flickr
Se for uma quarta feira, siga para o Palácio da Alvorada, a residência oficial dos presidentes. As visitas ocorrem apenas nesse dia da semana com entrega de senhas a partir das 14h. A visitação é das 15h às 17h. Veja mais informações site oficial: http://bit.ly/1aqDLLc
Esse é um roteiro básico. Adapte-o de acordo com os seus horários de chegada e saída, localização do hotel, dia da semana, gostos, bolso, etc. É de Brasília ou já visitou a cidade? Então deixe suas dicas e sugestões na caixa de comentários. Só sei que depois de todas essas dicas, não há mais desculpas: Vambora para Brasília!