Relato de Viagem: Para se apaixonar por Istambul – As vistas mais bonitas da cidade

Pierre Loti Café Istambul
Vista do Pierre Loti Café. Foto: GC/Blog Vambora!
Depois desse post vai ficar difícil você não querer visitar Istambul. A cidade é linda praticamente de qualquer ponto de vista, mas tem alguns lugares que ela consegue ficar ainda mais especial! Esses são alguns dos melhores para sentir e ver isso:

Hamdi Restaurant

Mesquita Nova Istambul
Mesquita Nova vista do Restaurante Hamdi. Foto: GC/Blog Vambora!
Já falei desse restaurante no post sobre onde comer bons Kebabs em Istambul (veja aqui), mas com essa vista e tão fácil de chegar, realmente compensa uma segunda citação.
Hamdi Restaurant
Vista da ponte e Torre de Gálata dentro do Hamdi. Foto: GC/Blog Vambora!
No último andar de um edifício, todo cercado por vidro, logo em frente para a ponte de Gálata, ao lado da Mesquita Nova, bem no coração de Istambul, o Hamdi vale demais a visita.
Quem não quiser almoçar por lá pode pedir um doce no térreo e perguntar se pode subir para dar uma olhada lá em cima: existe uma varanda aberta, bem perto do elevador, para você ter essa visão da cidade. É lindo!

The House Café

The House Café Ortaköy
The House Café em Ortaköy: do lado do Bósforo. Foto: GC/Blog Vambora!
Outro lugar que une boas refeições com vistas deslumbrantes. O The House Café é uma rede turca de restaurantes, com diversas unidades em Istambul. A de Ortaköy, em especial, é linda já que você pode ficar praticamente dentro do Estreito de Bósforo.
The House Café em Istambul
Além da vista, o ambiente e a comida são demais! Fotos: GC/Blog Vambora!
O restaurante, todo aberto, é uma delícia (meio caro), mas vale cada centavo e quem quiser uma experiência única pode pedir para ficar numa dessas mesas no píer do restaurante.

Pierre Loti Café

Vista Café Pierre Loti em Eyup
A vista de Istambul do Pierre Loti Café. Foto: GC/Blog Vambora!
Pierre Loti foi um escritor francês (esse da foto abaixo, fumando narguilé) que se apaixonou e morou em Istambul no final do século XIX. Sua casa, no alto de um morro, no bairro de Eyüp, é hoje um café famoso que tem essa vista linda da cidade.
Café Pierre Loti
Detalhes do Café Pierre Loti, incluindo foto do próprio. Fotos: GC/Blog Vambora!
O café não experimentei para saber se era bom, mas um outro bom motivo para ir lá (além da vista) é a proximidade da Mesquita de Eyüp, uma das mais lindas, importantes e pouco visitadas da cidade (como falei nesse post).
Café Pierre Loti em Istambul
Café Pierre Loti no alto bairro de Eyüp. Foto: GC/Blog Vambora!
Para chegar, vale tanto subir por um teleférico ou ir caminhando por dentro do cemitério que circunda a mesquita (não é tão estranho quanto pode parecer: é bem bonito na verdade!).
Eyüp não é um bairro tão turístico e central de Istambul, mas quem tiver um tempo sobrando na cidade vale se deslocar um pouco para visitá-lo.

Torre de Gálata

Torre de Galata
Torre de Gálata do chão…. Foto: GC/Blog Vambora!
Torre de Gálata, juntamente com as mesquitas, é um dos pontos focais do skyline de Istambul.Construída em 1348, no atual bairro de Beyoğlu, tem quase 70m de altura e possibilita, para mim,uma das visões mais lindas de Istambul, especialmente no final de tarde.
Vista Torre de Galata
…e sua vista lá do alto. Foto: GC/Blog Vambora!
Foi lá que vi esse pôr do sol inesquecível e uma visão 360º da cidade. Tirando o fato de estar sempre muito cheia e a área para andar lá em cima ser quase mínima (a largura do mirante não permite que mais de duas pessoas passem de cada vez), é lindo e vale demais a pena!
Pôr do Sol em Istambul
Um pôr do sol inesquecível de lá. Foto: Blog Vambora!
Quando fui o valor para subir era de 10 liras e, para quem quiser, dá para jantar por lá (ainda que o restaurante pareceu mais turístico do que bom…).
Esses foram os lugares top, mas o Passeio de barco pelo Bósforo (veja o post) também garante vistas únicas, bem como o Bar 360º (que citei nesse post) e os terraços do Palácio Topkapi. Em qualquer um desses lugares fica muito difícil não cair de amores por Istambul…Vambora se apaixonar também?